31 agosto 2008

Esse ano não tem pra ninguém: Grêmio Campeão!!!!


Campanha irretocável do Grêmio em casa continua...
Dessa vez foi o Vasco. Apesar do Grêmio no primeiro tempo ter dominado não conseguiu chegar ao gol. A emoção estava guardada para a segunda etapa. Primeiro Soares (que está recuperando a boa forma do campeonato gaúcho), um tropeço no gol espírita de "Alan Kardec"(única conclusão do Vasco em toda partida) e por fim Marcel fazendo o gol da vitória (este nem parece o mesmo do ano passado, se firmando como referência do ataque). Grêmio 2 x Vasco 1. Liderança mantida e 5 pontos sobre o vice-líder Palmeiras (até que enfim estreiou o traira do Diego Souza no time deles).
O Grêmio tem 48 pontos em 23 jogos disputados. O maior número de vitórias: 14 (contra 13 do Palmeiras), melhor ataque com 40 gols (junto com o Palmeiras), melhor defesa: 16 gols sofridos (contra 21 do Botafogo), melhor saldo de gols: 24 (quase o dobro do 2º o São Paulo com 13).
Dá-le Imortal Tricolor, passando a Patrola na gurizada...
O Grêmio Vai Sair campeóoooooommm!!!!
PS. Abrimos 18 pontos dos macacos, ahuahuahuahua. Não conseguem nem ganhar dos nossos reservas, imagina um Grenal com os titulares!!!

Vídeo sobre Máximos e Mínimos

27 agosto 2008

Química: Número de Oxidação (Nox) 02 (Prof. Toid)

26 agosto 2008

Química: Número de Oxidação (Nox) 01 (Prof. Toid)

23 agosto 2008

Vídeo sobre as Leis de Newton

19 agosto 2008

Dunga faz fiasco!!!

Como o esperado, seleção de Dunga faz fiasco. Perdeu de 3 x 0 para a Argentina pelas semi-finais do torneio Olimpíco.
Novamente o desejo brasileiro de obter a medalha de ouro, fica transferido para daqui 4 anos.
O vexame ainda contou com a expulsão de 2 jogadores brasileiros depois dos 3 x 0 no placar, Lucas e Thiago Neves.
É hora de repensar o trabalho de dunga na frente da seleção.
O Brasil precisa de um treinador mais experiente, para não correr riscos de ficar fora da Copa do Mundo.
Lembrem que daqui a 2 semanas tem eliminatórias.
É amigo, Copa do Mundo!

18 agosto 2008

Vestibular - Fique por dentro de: "Chuva ácida"

A chuva ácida é um tema constante nos exames vestibulares. Saiba mais sobre esse problema do mundo moderno.

O que é chuva ácida?
A chuva ácida é um tipo de poluição resultante do acúmulo de dióxido de enxofre (SO2) na atmosfera. O gás SO2 é um subproduto da utilização de combustíveis fósseis como a gasolina e o óleo diesel, que apresentam teores de enxofre. Quando estes combustíveis são queimados nos veículos, o enxofre presente é oxidado a SO2:
S(g) + O2(g) ® SO2(g)
Atividades industriais, como a siderurgia, contribuem significativamente com a formação de SO2, devido à presença de sulfeto de ferro (FeS) no minério de ferro (Fe2O3). O sulfeto de ferro forma SO2 durante o processo de obtenção do Fe.

Na atmosfera, o SO2 eliminado pelas fontes poluentes sofre a série de reações a seguir, originando o ácido sulfúrico, H2SO4:

Etapa I: oxidação de SO2 a SO3:

SO2(g) + 1/2 O2(g) ® SO3(g)

Etapa II: hidratação do SO3 e formação do H2SO4:

SO3(g) + H2O(g) ® H2SO4(aq)

Curiosamente, essas são as mesmas etapas usadas para a produção industrial de ácido sulfúrico, reagente imprescindível para muitos processos. Porém, no caso da chuva ácida, o ácido sulfúrico, além de não poder ser aproveitado, representa um problema ambiental sério.
Isso ocorre porque o H2SO4 é um ácido forte, causando problemas como a irritação das vias respiratórias, e levando a danos visíveis em edifícios nas cidades, sobretudo aqueles que apresentam fachada de mármore. O mármore é um mineral formado basicamente por carbonato de cálcio (CaCO3), que é atacado pelo H2SO4 presente na chuva ácida:

CaCO3(s) + H2SO4(aq) ® CaSO4(s) + H2O(l) + CO2(g)

Nos campos, a chuva ácida torna os solos menos produtivos, provocando a sua acidificação.
A chuva ácida termina sua trajetória nos rios e lagos, onde aumenta a acidez da água.

Quais as formas de combater a chuva ácida?
A utilização de catalisadores no escapamento de automóveis é uma delas. O catalisador promove a redução de SO2 para ácido sulfídrico (H2S), que é menos poluente.
O H2S é um ácido fraco, cujo odor característico de ovo podre pode ser facilmente identificado, às vezes, na fumaça dos carros.
Porém, medidas como o incentivo ao transporte coletivo, ao uso racional do automóvel e ao uso de combustíveis livres de enxofre também contribuem muito para resolver o problema.
Nas indústrias, sistemas de tratamento dos gases expelidos também têm sido empregados para diminuir a emissão de SO2.
Nos campos, o excesso de acidez no solo é combatido com um processo denominado correção do solo, que consiste na adição de calcário (CaCO3) ou óxido de cálcio, a cal (CaO). O calcário neutraliza o H2SO4 da chuva ácida por meio da mesma reação de corrosão das estátuas, e a cal, pela reação seguinte:

CaO(s) + H2SO4(aq) ® CaSO4(s) + H2O

17 agosto 2008

Pérolas do Vestibular - Física - Lançamento Vertical

Essa é da UFRGS de 2004 , Física , sobre lançamento vertical, quem for atento consegue fazer rapidamente. Vamos a pérola:

Um projétil de brinquedo é arremessado verticalmente para cima, da beira da sacada de um prédio, com uma velocidade inicial de 10 m/s. O projétil sobe livremente e, ao cair, atinge a calçada do prédio com uma velocidade de módulo igual a 30 m/s, Indique quanto tempo o projétil permaneceu no ar, supondo o módulo da aceleração da gravidade igual a 10 m/s2 e desprezando os efeitos de atrito sobre o movimento do projétil.

(A) 1 s

(B) 2 s

(C) 3 s

(D) 4 s

(E) 5 s

Comentário:

Tempo total é o tempo de subida somado ao tempo de descida. Sendo a aceleração de 10 m/s2, entende-se que a cada um segundo a velocidade do projétil varia em 10 m/s a cada segundo; como na subida a velocidade diminui, após 1s ele atingirá a altura máxima e, após, gastará 3s para chegar a 30 m/s na descida atingindo assim a calçada. Como gastou 1s para subir e três para descer, o tempo total foi de 4s. – Letra D ( média)

A jogada é observar que a aceleração sendo 10: leva-se 1s para cada 10 m/s de velocidade

15 agosto 2008

Pérolas do Vestibular - Química - Bioquímica

Mais uma peróla da prova da UFRGS 2005, sobre bioquímica:

O biodiesel é um combustível obtido através da reação de triglicerídeos e álcool na presença de um catalisador. Uma fonte natural de glicerídeos a partir da qual se pode obter o biodiesel é

(A) o petróleo.

(B) o alcatrão da hulha.

(C) a cana-de-açúcar.

(D) o xisto betuminoso.

(E) a gordura animal.

Comentário - Alternativa E - Fácil

Glicerídeos são lipídios (ésteres derivados de reações entre ácidos graxos com glicerina).

Pérolas do Vestibular - Química - Massa Molecular

Outra pérola de vestibular, prova de química da UFRGS 2005, questão interessante que trabalha com conceito de água pesada, vamos a ela:

A “água pesada” é uma espécie de fórmula D2O, formada pela combinação entre deutério e oxigênio. O deutério é um isótopo do hidrogênio que apresenta um próton e um nêutron no núcleo.

A partir dessas informações, considere as afirmações abaixo.

I. A massa molecular da água pesada é aproximadamente igual a 20 unidades de massa atômica.

II. Volumes iguais de água pesada e água comum apresentam massas diferentes.

III. A água pesada não apresenta interações moleculares do tipo dipolo-dipolo.

Quais estão corretas?

(A) Apenas I.

(B) Apenas I.

(C) Apenas III.

(D) Apenas I e II.

(E) I, II e III.

Comentário - Alternativa D - Média

A primeira está certa, pois o deutério é um átomo de hidrogênio com número de massa igual a 2, logo a água pesada tem massa molecular igual a 20.

A Segunda também está correta, pois substâncias de massas diferentes apresentam constantes físicas diferentes, como por exemplo, a densidade, sendo que para volumes iguais as massas serão diferentes.

As moléculas polares apresentam interações moleculares do tipo dipolo-dipolo.

09 agosto 2008

GRÊMIO CAMPEÃO! Os irredutíveis gaúchos ganham o primeiro turno!!!

O Grêmio continua "irredutível"!!! Isso mesmo, parece uma equipe de irredutíveis gauleses, encharcados com uma poção mágica, que lhes fornece uma força descomunal e extraordinária.
Talvez o mais certo fosse dizer uma equipe de "irredutíveis gaúchos", que vencem os fortes e ricos clubes do centro do país, com uma mídia absurda.
Grêmio enfiou 4 x 0 no Galo em Belo Horizonte e garantiu o título do 1º Turno do Brasileirão 2008.
Que Goleiro!!! O Victor faz 3 ou 4 milagres por jogo. Quando a zaga falha, ele tá lá pra garantir. É incrível. Chegou um substituto para Danrlei, com condições de escrever seu nome na história como Mazaropi.
Uma defesa segura, trocando as peças e a qualidade continua.
Um meio campo de poucos jogadores mas completamente entrosados, cadenciando o jogo no momento necessário, e aumentando o ritmo para as estocadas fatais.
Uma dupla de ataque que está marcando gols em quase todos os jogos, e o Reinaldo que virou uma estrela de luxo no banco, que quando entra faz 2 ou mais e garante a goleada.
O Grêmio dificilmente não será campeão se continuar com esse esquema.
Celso Roth chegou no melhor momento de sua carreira. Alcançou uma maturidade extraordinária. Não apenas na hora de montar o time, mas mesmo nas entrevistas, que antes eram as suas dificuldades, agora ele demonstra uma clareza absurda, de dar inveja ao Mano Menezes. E com jogadores do mesmo nível ou até pior do que tinha o Mano, está dando show, coisa que o Mano nunca fez...
O Grêmio tem o melhor preparo do campeonato. Quando perdemos o Trevisan parecia ser difícil arranjar um substituto... Não é que arranjamos um melhor!!!
Só pode ser campeão!!!!
Vamoooooo, Vammoooo, Grêmio!!!!!!

03 agosto 2008

E o Grêmio continua patrolando!!!! Vítima da vez, Vitória...


Hoje o Vitória foi apresentado a derrota! (trocadilho horroroso)

O Grêmio pegou liga de vez...

O Grêmio tem banco, vejam o Reinaldo que tem entrado no segundo tempo e balançando as redes. E agora o Celso Roth tem um problema: como deixar o Souza (que estreou sendo autor do passe do segundo gol) e o Ortemann? Se eles entram, quem tirar?

É o mesmo caso do Anderson Pico, se sair retorna o Hélder vinha bem! Se o Paulo Sérgio sair tem o Felipe, e assim por diante. Talvez falte um centromédio mais confiável, apesar que ainda não deu pra ver o Amaral.

O jogo de quarta as 19:30 contra o Ipatinga (lanternão!) deve definir se o Grêmio termina o primeiro turno como líder. Lembrando as estatísticas, que desde que começaram os pontos corridos, quem venceu o primeiro turno levou o campeonato.

O Grêmio vai sair campeão!

Vamo, Vamo, Grêmio!!!